domingo, 29 de abril de 2012

Dilma combaterá colapso no abastecimento de água

O plano de enfrentamento da seca anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, na reunião de governadores do Nordeste, nesta segunda-feira, 23, em Aracaju (Se), deve trazer alívio para os municípios de Luiz Gomes e Antonio Martins, que sofrem com a falta d'água desde o final do ano passado. Como os açudes secaram, o sistema de abastecimento entrou em colapso. "As ações reforçarão o esforço do Governo", observou o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.



O Governo está fornecendo água nos dois municípios com carros pipa, através da Caern, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também iniciou a perfuração de poços como forma de amenizar o quadro. Já foram perfurados seis. O Governo do RN também vai recuperar o açude "Dona Lulu" (Luiz Gomes), que está assoreado.



Mas, a situação exige medidas mais sustentáveis. Por isso, a governadora Rosalba Ciarlini apelou à presidenta Dilma para que a zona urbana fosse incluída no plano emergencial contra a estiagem. Assim, tanto Luiz Gomes quanto Antonio Martins vão ter poços ativados e reforço no abastecimento por carros pipa.



Como a solução definitiva depende da adutora do Alto Oeste, a governadora já autorizou providências para a retomada das obras paradas no governo passado. "A expectativa é que até maio os serviços sejam reiniciados", completa Gilberto Jales. A adutora do Alto Oeste exige investimentos da ordem de R$ 28 milhões e vai abastecer 23 municípios da região.



Fonte: Assecom-RN

Nenhum comentário: