sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ficar velho ou morrer mais cedo!

Ninguém quer morrer cedo. Todos querem ficar velhos, mas para isso, viver longamente não há como escapar, é preciso envelhecer, ficar velho.

Muitos não se preparam para a velhice. Há muitos modos de uma pessoa se preparar para a velhice, a mais comum é guardar dinheiro, fazer poupança.

Um a outra é preparar-se psicologicamente, talvez isso seja mais difícil que guardar dinheiro. E há ainda outra questão envolvendo a velhice, de que adianta ter dinheiro no banco se você não tiver quem cuide de você na hora em que lhe faltar forças para fazer coisas que a velhice doente impede.

Será melhor um velhinho abandonado receber um presente de natal do que uma criança pobre, pois essa criança ainda tem muitos dias de vida  pela frente e o velhinho não tem. Se a criança nada tem hoje, tem o futuro pela frente. E que futuro tem um velho solitário, doente, abandonado, esquecido?

Devemos se preocupar com o natal dos velhos abandonados, jogados em asilos ou em caras clínicas geriátricas, verdadeiras desovas de velhos de famílias de posses, quem se preocupa com o natal desses “velhos”?

Dizem que quando vamos envelhecendo voltamos a ser crianças, pois esses velhos aos poucos vão tendo menos desejosos de bens materiais.

A velhice não nos dispensa dos carinhos, dos afetos, dos abraços, dos beijos, dos cuidados, enfim, as mesmas coisas que as “crianças” merecem.

Quase todos os dias eu visito um velhinho. Hoje visitei 03 velhos amigos de meu pai e meu também. 

O primeiro é pobre, de 78 anos de idade,  estava trabalhando no conserto de uma boma de água para trabalhar numa pequena irrigação de seu sítio .

O segundo, que já foi rico e hoje vive de uma miserável aposentadoria, com 77 anos de idade, estava  esclerosado, deitado numa cama confortável, limpo e bem cuidado pela segunda família pois a primeira o abandonou.

O terceiro, de 83 anos de idade,  é rico e a família paga entre R$ 30,00 e R$ 50,00 por noite para lhe fazer companhia durante a noite pois a família não quer dormir com o velhinho. Na hora em que eu fiz a visita a esse velhinho foi muito constrangedor para mim pois o mesmo estava todo sujo a espera de uma pessoa para fazer a higiene matinal.

Nota do Blog: Aos 52 anos de idade já estou pensando seriamente se quero ficar velho ou morrer mais cedo.

Nenhum comentário: