domingo, 24 de abril de 2011

Transposição garante emprego

Iniciado em 2007, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional emprega cerca de sete mil trabalhadores em todas as suas frentes. 

As obras do Eixo Leste, que levará as águas para os estados de Pernambuco e Paraíba, são as mais evoluídas, com mais de 70% concluídos.

Já o Eixo Norte, que beneficiará Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, conta com cerca de 50% de avanço que tem prazo final para dezembro de 2012.



O Nordeste tem 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. Somente o Rio São Francisco detém 75% de toda a oferta regional

O projeto de transposição garantirá, prioritariamente, o abastecimento de água desde os grandes centros urbanos da região (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru) até centenas de pequenas e médias cidades do semiárido

O Eixo Norte capta a água do Velho Chico, próximo à Cabrobró (PE), percorre 402 km até os rios Salgado e Jaguaribe (CE); Apodi (RN) e Piranhas-Açu (PB/RN).

O Eixo Leste capta água da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorre 220 km até o rio Paraíba (PB), após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco

Um comentário:

suely,tania,julio,gerusa e thiago ex eleitores de gogo. ex,ex,ex. disse...

eider gostaria que vc fizesse realmente uma reportagem aonde explicasse ,que alem de terras a serem mirrigadas o que mais será custeado pelo projeto são francisco?