domingo, 30 de janeiro de 2011

Cuidados ao dirigir na chuva

- Fique atento às notícias sobre pontos de alagamento. Nos dias com chuvas intensas, evite circular por trechos com histórico de risco de alagamento.

- Acenda o farol baixo, pois o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão.

- Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.

- Verifique os limpadores de para brisas pois as palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.

- Trafegue com velocidade 30% a menos que em dias de sol;

- Mantenha distância de pelo menos dois carros em relação ao veículo que trafega a sua frente. Em dias de chuva é necessário o dobro do espaço dos dias ensolarados para frear com segurança. Verifique os freios do seu carro, pois o asfalto molhado prejudica a frenagem.

- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro.

- Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente.

- Se conseguir identificar que a altura da água ultrapassará o centro da roda, não tente atravessar o alagamento.  Se optar por atravessar um ponto alagado, engate uma marcha de força primeira ou segunda é vá atravessando a rua onde está alagada, não pare o veículo. Não é necessário passar ligeiro, só acelere constantemente até atravessar, pois acelerando constantemente vai evitar que a água entre pelo cano de escape;

- Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre.

- Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas.

- Os primeiros 30 minutos de chuva são os mais perigosos, pois a poeira acumulada na rua juntamente com os resíduos de óleos que são jogados pelos carros mais a água da chuva, deixam o asfalto escorregadio. Mais informações em nominuto.com.

Nenhum comentário: