sábado, 20 de novembro de 2010

Animal silvestre

A Policia Ambiental está quase de morada na cidade de Apodi para prender todos os tipos de aves, pássaros, macaco prego, peba, tatu, lagartixa, calango, galo, cobra e etc.

E o absurdo é o tamanho da muita que o criador deverá pagar. Nessa semana um morador de Apodi foi flagrado em sua residência com três pássaros presos em gaiolas e foi multado em R$ 15.000,00. Acho que precisa ele vender a casa de morada para poder quitar essa multa, se é que alguém pague essas multas absurdas.

O pior é o trauma que fica nessa família que perdeu seu animal de estimação, pois tenho informação de que varias pessoas que perderam um periquito ou um papagaio, que já possuem a 15 ou 20 anos,  entraram em depressão.

Muitos desses animais apreendidos não vão se adaptar mais na vida silvestre. Tem papagaio preso na sede da policia ambiental que está morrendo de fome pois não querem comer nas mão de pessoas estranhas.

Me lembro de um acidente na BR 304, no ano passado, onde morreu um diretor do IBAMA e no seu veiculo foram encontrados 05 tejos ( Réptil selvagem) vivos e 06 tejos congelados. Então acho que muitos desses animais apreendidos são negociados com outras pessoas pelos agentes policiais e poucos voltam para a selva.

Esses agentes policiais deveram está ajudando a policia rodoviária federal a cuidarem dos jumentos que estão em matando motoristas nas estradas.

Eles deveriam também estarem preocupados com outros animais ( Boi, ovelha, bode e etc) que estão desaparecendo dos nossos currais pelos ladroes ou morrendo de fome devido a seca que assola nossa região.

Eu tenho um animal silvestre de estimação que encontrei numa estrada ainda muito novinho, debilitado, doente, raquítico que escapou das garras de um predador e hoje faz parte de minha família à 14 anos, mas se a policia levar garanto que ele vai morrer de fome pois já é criado solto, pois moro num sítio,  não vai mais embora para a mata nativa.

Já procurei legalizar esse animal no IBAMA em Mossoró e eu quase ficava preso depois que disse que tinha um animal e queria uma solução para poder criar em cativeiro. Achei mais fácil adotar uma criança do que adotar um animal.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, esse código florestal juntamente com esse ECA é uma aberração. Esse nosso país é uma piada de pouco ou nenhum gosto,jogar todos no mesmo buraco burocrático.