quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Não ferva água no micro-ondas

Nunca coloque somente água para aquecer em micro-ondas. Para aquecer água desta forma sempre se deve pôr algo na água, um palito de madeira ou um sachê de chá, mas se vai aquecer somente a água é melhor usar o fogão à gás.



Quando a água é aquecida no micro-ondas você não percebe ferver e de repente ocorre uma explosão quando a água entra em contato com o ar atmosférico, ocasionando queimadoras no seu corpo. Isto é causado por um fenômeno conhecido como super-aquecimento.

Isso pode acontecer em qualquer momento que a água está aquecendo...... especialmente se o utensílio que se está usando é novo.

O que acontece é que a água se aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a se formar. Se a xícara é nova não têm nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneira que a água vai aquecendo sobre passando o tempo de ferver.

O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e ao contato com o ar a água salta com força pela energia contida.

Fonte: Recebi por e-mail de Altino Veríssimo.

Nenhum comentário: