terça-feira, 10 de agosto de 2010

( Cura Pela Natureza ) Tolerância zero ao leite

O corpo humano sente que algo não vai bem devido fortes dores no estômago, refluxo, cólicas intestinais, enjoos e com uma pele cheia de erupções que lembravam acne.

Pode até achar que é gastrite nervosa e que irá passar, mas não passa, e a cada dia piorava, com dores de cabeça, fica inchada e em alguns dias chega a vomitar". Com um diagnostico descobre-se que é intolerancia à lactose.

Esse organismo humano tem incapacidade de digerir a lactose. A lactose é o principal açúcar do leite, que precisa de uma enzima, a lactase, para decompor o açúcar em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Se essa enzima não é produzida, a lactose se acumula no tubo digestivo e gera o problema.


O problema pode se manifestar por deficiência congênita da enzima, aquela em que a pessoa não produz a lactase; por diminuição da enzima decorrente de doenças intestinais causadas por agentes infecciosos virais (rotavírus) ou de doenças como a celíaca, o mal de Crohn e a giardíase; e também pode ocorrer com a diminuição gradativa da lactase, processo conhecido como deficiência ontogenética.

A escolha pelo corte do leite na alimentação é um dos métodos mais adotados pelos médicos e nutricionistas. O motivo é porque algumas pessoas que têm intolerância à lactose podem ter uma hipersensibiliadade ao leite, ou seja, alergia ao alimento.

Há uma proteína no leite, a caseína, que não é digerida porque ela tem baixa quantidade do aminoácido cisteína. Com isso, grandes pedaços de proteína passam para o intestino e isso acaba desencadeando a hipersensibilidade.

Nenhum comentário: