domingo, 25 de julho de 2010

( Cura Pela Natureza ) Evite a toxoplasmose

Para manter você longe de diversas doenças, entre elas a toxoplasmose, que vem incomodando os norteriograndenses, deveremos tomar vários cuidados como:

- Usar luvas de borracha e lavar bem as mãos após fazer jardinagem. A forma infectante do parasita pode viver por longos períodos de tempo na areia onde os gatos defecam.;
- Colocar luvas, lavar e esvaziar a caixa de areia do gato diariamente;
- Consumir carne bem cozida; não consumir carne mal passada; -Lavar bem as mãos após manipular carne e vegetais crus;
- Beber leite pasteurizado, nunca cru;
- Não alimentar gatos com carne crua ou parcialmente cozida, vísceras ou ossos;
- Não permitir que gatos saiam de casa para evitar o hábito da caça;
- Combater os vetores intermediários (baratas e outros insetos);
- Lavar bem as mãos após entrar em contato com qualquer gato.

A toxoplasmose é uma protozoose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.

O gato e outros felídeos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos cistos (ovos) e perpetuação da doença.

Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

Nenhum comentário: