quinta-feira, 1 de julho de 2010

( Cura Pela Natureza ) Dentistas vão trocar motorzinho por jato de ar

Praticamente dez entre dez pessoas têm medo de ir ao dentista. Isto ocorre porque, nos últimos 50 anos, a remoção de cáries, doença que afeta mais de 95% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, tem sido realizada por meio de brocas rotativas que causam dor, estresse por ruído, tensão e lesões na gengiva.

Além disso, o uso de agulhas para aplicação de anestesia também é motivo de pavor para muitas pessoas.

Em consequência disso, muitos pacientes literalmente fogem do dentista, prejudicando a própria saúde com doenças bucais que vão de uma simples dor de dente até mesmo tumores malignos e outros problemas dentais.

Em busca de uma forma de solucionar esses problemas, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) desenvolveram, o único sistema produzido no País - e em toda a América Latina - para a remoção de cáries e tártaro, que dispensa o uso de brocas e de anestesia, sem o irritante barulho do motor das brocas dentárias, praticamente sem dor e sem incômodos para os pacientes.

O sistema de microabrasão desenvolvido pela Superdont eliminam muitos problemas, usando um jato de ar que sopra micropartículas de óxido de alumínio - substância abrasiva - com precisão milimétrica, exatamente no ponto onde está a cárie, destruindo o tecido cariado em poucos segundos.

Assim, a força sobre o dente é feita pela regulagem da pressão ajustada na máquina, e não mais pela mão do dentista, como ocorre com as brocas.

Entretanto, ele destaca que embora o aparelho seja capaz de perfurar um dente inteiro e até ossos, trata-se de uma tecnologia totalmente segura, que não requer um treinamento complexo. "O paciente pode ficar tranquilo, pois a sensação é de um leve vento soprando em sua boca".

Nenhum comentário: