quarta-feira, 9 de junho de 2010

10 dicas para economizar combustível.

O combustível é o item que costuma liderar os gastos que o motorista tem com o carro no ano.

Por isso, para o orçamento não ir embora pelo escapamento, junto com o consumo excessivo de combustível, o motorista pode adotar algumas recomendações dos especialistas.

1. Na ladeira, o condutor deve acelerar mais antes da subida, para evitar acelerações no meio do aclive;

2. Manter os pneus sempre calibrados, de acordo com a pressão indicada pelo fabricante. Usar pneus e rodas recomendados pelo fabricante, já que, quanto maior a roda e mais largo o pneu, maior é o esforço do motor para fazer o carro se deslocar.

3. Não andar com o tanque vazio, chegando quase na reserva pois o combustível funciona como refrigerador da bomba do tanque e, portanto, quando está em pouca quantidade, a bomba superaquece. Com isso, ocorre maior evaporação do combustível. Além disso, pode haver acúmulo de resíduos e impurezas, prejudicando peças como os bicos injetores.

4. Fazer a manutenção preventiva do carro e as revisões programadas pela montadora, trocando no período certo velas, bicos injetores e filtros de ar e óleo. Um filtro de ar entupido, por exemplo, vai requerer mais combustível para refinar a mistura.

5. Transportar menos peso pode até não representar uma economia tão significativa pois não faz sentido andar com peso desnecessário.

6. Evitar o uso desnecessário do ar-condicionado, já que ele faz acionar um segundo motor, aumentando o consumo do combustível.

7. Quanto à dica popular de manter os vidros fechados só se houver ar-condicionado, é preferível deixá-lo ligado e os vidros fechados.

8. Por fim, diz ele, quem tem carro com motor flex deve saber optar pelo combustível mais vantajoso para o bolso.
- dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for igual ou até 0,7, compensa trocar o derivado de petróleo pelo de cana-de-açúcar.
- Se passar de 0,7, vale a pena usar a gasolina. 
- O álcool exige 30% a mais do motor, por isso, para ser vantajoso, o preço dever ser 30% menor que o da gasolina.
 
9. Quem anda com agressividade no trânsito, de forma acelerada, vai acabar pagando mais caro pela atitude, já que pisadas muito fortes no acelerador elevam o consumo de combustível.
 
10. A educação no trânsito faz bem ao bolso”, referindo-se à redução de velocidade, que ainda evita as freadas bruscas, outra atitude que aumenta o consumo do combustível.

Nenhum comentário: