domingo, 16 de maio de 2010

A verdadeira "seca verde"

Desde o fim de abril, devido a escassez de chuva na região do semiárido nordestino já se fala em "seca verde", onde a cor da paisagem dá uma falsa sensação de fartura, a água fica escassa, os animais perdem peso e "preço".

Como as precipitações têm sido irregulares, não há muita esperança que a colheita sirva para sobreviver o resto do ano.

Quem tem aposentadoria ainda consegue dar um jeito numa epoca dessa mas quem depende de um bom inverno fica muito dificil de sobreviver numa epoca de "seca verde"

Um grande projeto do Governo Federal para tentar amenizar a situação dos que sofrem com a seca é o Garantia-safra, que paga R$ 550 para agricultores familiares que perderam pelo menos 50% da produção, e quando esse projeto sai do papel não atinge toda população e não dá para nada um dinheiro desse.

E o pior, as perdas desse ano ainda estão sendo catalogadas e o dinheiro deve sair no próximo ano. "Infelizmente, o Ministério ainda não conseguiu dar agilidade suficiente para o processo.

Outro programa e o "Segunda Água" que atua na construção de tecnologias sociais de armazenamento de água, como cisternas, barragens subterrâneas, entre outros.

Outro projeto é a  perfuração de poços para comunidades carentes em água potável, pelo Governo do Estado e dessalinização de água de outros poços existentes.

Nenhum comentário: