segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lavar os alimentos

Para retirá o agrotóxico dos alimentos recomendamos auma lavagem da seguinte forma: Em uma bacia, coloque água pura; em outra bacia, água com bicarbonato de sódio - uma colher de sopa para cada litro. Em outra bacia, coloque água com vinagre - também uma colher de sopa para cada litro d'água. Está pronto o sistema doméstico de desintoxicação das hortaliças.

São cinco minutos de lavagem na água pura, para retirar a sujeira visível. Depois, 40 minutos de tratamento na bacia com bicarbonato de sódio. É a lavagem mais importante: o bicarbonato remove em média 90% dos agrotóxicos. E atenção: não podemos misturar bicarbonato com vinagre, porque as substâncias reagem e perdem o efeito. Por isso, mais cinco minutos na água, para remover o bicarbonato.

Só depois as hortaliças vão para a bacia com vinagre. São 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos nessa etapa. Portanto, o processo de lavagem completa e correta aproximadamente uma hora e trinta minutos.

Para evitar esses riscos de contaminação por resíduos de agrotóxicos em qualquer alimento o produto deve ser proveniente de sistemas orgânicos de produção pois nesse caso a legislação não permite o uso de tais produtos químicos.

Nenhum comentário: