sexta-feira, 7 de maio de 2010

Gestão para aquífero da Chapada do Apodi

Localizada na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, a Chapada do Apodi é uma das regiões que exigem gestão compartilhada das águas subterrâneas entre os dois Estados.

Para dar continuidade a este processo, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) se reuniram com equipes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH-CE) e da Agência Nacional de Águas, durante toda a quarta-feira, 5, e a manhã desta quinta-feira, 6, no auditório da Semarh.

Foi apresentada aos participantes uma avaliação técnica do aquífero, em que se observaram, entre outras coisas, cálculos de reserva, cujo propósito é verificar a quantidade de água existente no aquífero e o quanto se pode extrair dele, e a análise da qualidade da água.

O projeto servirá de base para a elaboração de um Marco Regulatório, um documento gerencial que servirá de orientação para o estabelecimento de regras para a proteção, conservação e exploração da água subterrânea de forma sustentável.
O estudo, elaborado por um consórcio entre duas empresas, teve o acompanhamento da Agência Nacional de Águas, Semarh e Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH).

A análise foi necessária pelo fato de a região do Apodi, um dos mais importantes pólos econômicos do Estado, ser marcada pela intensa exploração das águas subterrâneas.

A Chapada do Apodi está localizada na divisa entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.

No Rio Grande do Norte abrange quatro municípios: Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado.

No Estado do Ceará se distribui por cinco municípios: Alto Santo, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte. Com informações da Gazeta do Oeste


Nenhum comentário: