terça-feira, 13 de abril de 2010

Agricultor morreu de raiva humana

O agricultor que morreu vítima de raiva humana teria sido mordido por um morcego há cerca de dois meses, na cidade de Frutuoso Gomes.

A confirmação oficial foi dada nesta terça pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) onde irá intensificar o trabalho de esclarecimento junto à população, com o objetivo de evitar a ocorrência de novos casos da doença.

O paciente procurou um serviço de saúde aproximadamente 60 dias após o contágio com o morcego.

Uma medida de prevenção a ser tomada pela população é evitar se expor a animais mamíferos silvestres, transmissores do vírus da raiva, a exemplo de sagui, rapousa e morcego, já que estes não são vacinados contra a doença, como ocorre com animais domésticos.

Se uma pessoa for mordida por qualquer animal mamífero, deve imediatamente procurar o serviço de saúde mais próximo, para submeter-se a uma avaliação médica.

Quando se trata de animais silvestres o indivíduo deve receber uma vacina de prevenção e, em caso de animais domésticos, fique em observação durante dez dias, para a identificação de eventuais sintomas do agravo.

Os principais sintomas da raiva em um animal, estão agitação, agressividade, falta de coordenação motora, paralisia dos músculos da deglutição e da mandíbula (salivação e dificuldade para engolir).

Já em se tratando de seres humanos, além desses sintomas, ocorrem perda da sensibilidade no local da inoculação do vírus (por onde ele entrou no organismo), dores de cabeça e alucinações e convulsão. Mais informação no DNoline

Nenhum comentário: