quarta-feira, 17 de março de 2010

RN e CE terão controle de aquíferos

O Rio Grande do Norte e o Ceará terão um marco regulatório a fim de garantir o uso sustentável da água subterrânea dos aquíferos da Chapada do Apodi.

Às 9h de hoje, no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em Natal, a Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos aquíferos da Chapada do Apodi discutiram a questão.

O propósito da reunião, que acontece mensalmente em diferentes cidades, é discutir o resultado dos estudos desenvolvidos por um consórcio de duas empresas (Projetecne e Techne).

Os dados são coletados no aquífero, comum ao Rio Grande do Norte e Ceará, que irão subsidiar o Marco Regulatório.

O projeto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua Nacional), financiado pelo Banco Mundial, é considerado experiência piloto por envolver dois estados brasileiros que compartilham águas subterrâneas comuns aos solos potiguar e cearense.

Os aquíferos da Chapada do Apodi são denominados Açu e Jandaíra, alvos da avaliação de reservas para evitar a exploração excessiva, capaz de prejudicar os dois estados.

O aquífero Açu abastece o Rio Grande do Norte através de poços, parte de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau, Apodi e Governador Dix-sept Rosado.

Já o Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna e também na fruticultura do Ceará, especialmente nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo. Com informação do JM

Nenhum comentário: