quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Terra treme em Tabuleiro Grande no carnaval


A Tribuna do Norte noticia matéria do Blog de João Moacir.

A terra voltou a tremer no município de Tabuleiro Grande, distante 372 quilômetros de Natal, durante o carnaval. Segundo o professor João Moacir, houve abalos sísmicos na região no sábado (13) e na segunda-feira (15).



O professor escreveu no blog dele que as atividades sismológicas tiveram "registros significantes nos últimos dias" em tabuleiro Grande.

"No dia 13 de fevereiro a estação sismológica da UFRN registrou um tremor de terra que pode ter chegado perto dos 3.0 na escala Richter", escreveu. E continuou, em post publicado nesta terça-feira (16):

"Ontem (15/02) por volta das 17:30 horas a terra voltou a tremer e o sismo também registrado pela estação da UFRN pode ter passado dos 2.0".

João Moacir relatou que chegou a sentir o tremor: "O tremor de terra de ontem, eu e minha esposa ouvimos e sentimos aqui em casa. No momento postei na rede de microblog twitter que poderia ter havido o evento, fiz contato com Levi, responsável pela estação sismológica e hoje ele me trouxe as imagens".

De acordo com o professor, "os dois eventos são bem maiores que os últimos registrados". Os tremores de terra voltaram a atingir Tabuleiro Grande exatamente onze meses após os últimos registros.

Em 13 de março de 2009, o portal TN Online registrou que a cidade "foi novamente vítima de tremores de terra nesta sexta-feira (13). Apesar de pequeno, o terremoto atraiu vários técnicos em sismologia de todo o RN, que ainda não identificaram o motivo para a anomalia". Os tremores foram pequenos.

Até o momento não representaram nem mesmo 1 grau na escala Ritcher. Mesmo assim, atraiu a atenção de especialistas como Eduardo Alexandre, técnico de sismologia do Departamento de Física da UFRN e que está nem Tabuleiro Grande desde o início dos pequenos terremotos.

Tabuleiro Grande está localizada no Alto Oeste Potiguar e tem cerca de 2 mil habitantes. A cidade é uma microrregião de Pau dos Ferros.


Fonte TRIBUNA DO NORTE.

Nenhum comentário: