quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O carnaval de Apodi foi assim!

Em Apodi, a programação seguiu garantindo a segurança e a saúde dos mais de 25 mil foliões que todas as noites pularam no Corredor da Folia.

Cerca de 200 homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e seguranças de empresas especializadas em segurança privada atuaram durante todo o período carnavalesco.

Além do policiamento ostensivo, também foi montado um setor de inteligência para coibir o tráfico de drogas e vários outros crimes no principal carnaval do Médio e Alto Oeste potiguar.

O Corpo de Bombeiros disponibilizou 5 homens por noite, com a viatura, das 19h às 5h e, 3 homens da Guarda Vida, das 10h às 17h, na Barragem de Santa Cruz. Além da preocupação na segurança dos foliões, a Prefeitura do Apodi através de suas Secretarias de Turismo, Urbanismo, Obras, manteve 35 homens trabalhando na ornamentação, estrutura e na limpeza pública nos dias de carnaval.

O percurso da festa ocorreu da Praça Robson Lopes até o Muralhas (Corredor da Folia), sentido Pau dos Ferros/ Mossoró (Rua Ver. Domingo de Freitas e Adalgisa Ferreira Pinto), sentido Mossoró/Pau dos Ferros (Rua João Batista Guerra, Av. Vingt Rosado, Rua Tiradentes, Rua Prof. Antonio Dantas e Gov. Dix-Sept Rosado).

Durante todo o carnaval, o Conselho Tutelar também atuou juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), fazendo blitzen e campanha informativa.

A estrutura do carnaval de Apodi contou com 33 camarotes, Praça de Alimentação, banheiros químicos, palco, trio e arrastões com as bandas e trio elétrico pelas principais ruas da cidade durante os cinco dias e noites de festa.

As bandas que se apresentaram durante o carnaval apodiense foram Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde de Maluco, Maluketo, Zuada Boa. A festa de momo apodiense a cada ano tem crescido e atraído foliões de outras cidades e regiões, como do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e Alto Sertão, na Paraíba. É considerado um dos mais animados e importantes carnavais do Médio e Alto Oeste.

A estimativa entre os organizadores do Carnaval de Apodi é que durante o período carnavalesco, a cidade recebeu uma média de 25 mil pessoas todas as noites, durante os cinco dias de festa, o que garantiu ao município uma população flutuante de foliões em torno de 100 mil pessoas.

O carnaval de Apodi também é sinônimo de faturamento para vários segmentos comerciais da cidade. Postos de combustíveis, sorveterias, bares e restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, hotéis, pousadas e vários outros setores aquecem suas vendas nesse período.

Nenhum comentário: