quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fraude no Programa Brasil Alfabetizado

Professores e coordenadores matricularam 1.523 moradores de Antônio Martins no Programa RN Caminhando que é o mesmo programa Brasil Alfabetizado.

Para se matricular no município, é preciso morar no município e não ser alfabetizado, além de não estar matriculado em nenhum outro programa de alfabetização, como por exemplo o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A missão do professor é alfabetizar o cidadão e o coordenador fiscaliza se o trabalho é feito ou não, tudo sob a responsabilidade da Dired de Umarizal.

Só que, no caso de Antônio Martins, segundo Edmilson Fernandes, prefeito da cidade, as aulas não eram ministradas, configurando-se assim o desvio dos recursos da União.

Para matricular os alfabetizados como se fossem analfabetos no Programa RN Caminhando, os professores e coordenadores se apropriaram de listas do Programa do Leite e também da lista de filiados a partidos políticos.

"Daí a explicação de tantos comerciantes, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas estarem na lista de alfabetizando erroneamente", conclui o prefeito, lembrando que a grande maioria dos matriculados sequer sabe do que está acontecendo.

O prefeito e os secretários do município calculam que pelo menos 80% dos presentes na lista são alfabetizados.

Acrescentou ainda que muitos são estudantes matriculados no ensino fundamental e médio do município. "Há casos que o nome de uma mesma pessoa está matriculado em três turmas do Programa RN Caminhando, além de estudar na rede estadual", destaca.

De posse da lista, o prefeito (que é Advogado) informou ao Jornal de Fato que teve outro grande susto. Descobriu que ele próprio, a mãe, vereadores, comerciantes e até pessoas que moram em outros Estados estavam todos matriculados.

Nenhum comentário: