sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fábrica transforma argila em cerâmica

A indústria Porcelanatti Revestimentos Cerâmicos, do Grupo Itagrês, em Mossoró(RN) foi a primeira empresa do estado a ser contemplada com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), forma de financiamento fornecida pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Com o financiamento de cerca de R$ 47,9 milhões fornecidos pelo FDNE do BNB, capazes de gerar negócios mais estruturados e promover o crescimento econômico com inclusão social no Nordeste.

A Indústria Porcelanatti, maior fábrica de porcelanato da América Latina, ligou seus primeiros fornos, em altíssimas temperaturas, e começou a funcionar na manhã do dia 28 do mês de novembro de 2009.

A segunda linha de produção, que completa o projeto inicial da fábrica, está em fase de instalação com previsão para ser concluída no início de 2010.

Com a expectativa inicial de está produzindo cinco mil metros quadrados do piso por dia, a empresa do grupo catarinense Itagrês iniciou suas atividades com 150 funcionários, mas pretende ampliar o número para 500 já no início do ano de 2010.

A previsão é que em 2010 a produção alcance o patamar de 34 mil metros quadrados diários de porcelanato.

O termo porcelanato vem de "porcelana" e indica produtos cerâmicos obtidos através de matérias primas selecionadas, submetidas a um tratamento térmico superior a 1.200 ºC e que resultam em um produto com baixíssima absorção de água: <>

É um corpo compacto, homogêneo, denso e vitrificado. Destaca-se pela alta resistência à abrasão e resistência ao gelo.

Porcelanatti em números

85% da matéria-prima, como a argila, é oriunda do estado.
São utilizadas 28 mil toneladas de matéria-prima por mês.
60% da produção é destinada para consumo interno.
40% da produção é destinada para exportação.
Terreno da fábrica: 198.322 m2.
Área coberta/construída: 38.530 m2.
Área restante: Local de reflorestamento.
Empregos diretos: 432.
Empregos indiretos: 1.300.

Nenhum comentário: