sábado, 19 de dezembro de 2009

Poucas chuvas no início de 2010

Numa reunião em Campina Grande (PB), nessa semana, fazendo análise e previsão climática com representantes do CPTEC/ INPE e INMET, os meteorologistas analisaram as condições de chuvas para o inicio do inverno de janeiro a março de 2010, para o semiárido nordestino.

Isso vai ocorrer por causa da continuidade da fase quente do fenômeno El Niño durante o mês de novembro de 2009, que encontra-se na sua fase madura com intensidade moderada e previsão de permanecer até maio de 2010.

Climatologicamente o mês de novembro é um período de chuvas escassas no Rio Grande do Norte e foi observado durante esse mês ocorrência de chuvas fracas na região.

Desta forma, para o período de janeiro a março de 2010, o modelo climático indica tendência de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica para o semiárido do Rio Grande do Norte.

Nota do Blog: Só sei de uma coisa! como experiência própria no dia 18 de fevereiro chove muito pois em 18 de agosto passado tivemos vento forte e constante vindo em uma só direção.

Nos outros dias não tivemos os mesmos ventos, só vindo a controlar novamente no meio do mês de setembro e a cultura popular diz que com 06 meses depois pode esperar que é muita chuva para depois do meio do mês de março.

Nenhum comentário: