domingo, 18 de outubro de 2009

Transposição do São Francisco para Chapada do Apodi

Recebi um e-mail do amigo Souza dizendo: "Eider, como a chapada do Apodi é considerada as melhores terras férteis do mundo, consequentemente não poderia ficar de fora do projeto transposição do São Francisco, que sendo uma obra do governo Lula, será motivo para para Henrique Alves e Elias Fernandes pegarem carona e tentarem mais uma vez enganar aos apodienses. Se você concorda faça matéria esclarecedora e independente, inclusive liberando esse comentário, pois o pai da obra é o governo Lula, com projeto elaborado e aprovado e em fase de execução, agora será que temos que engolirmos os padastros e madastras dessa obra?"

Pois bem Souza, o governo do estado do Rio Grande do Norte assegurou que o estado está preparado para receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

Wilma garante que todos os estudos feitos para esse projeto seguem em regime de urgência para a Assembleia Legislativa, onde serão aprovados até junho de 2010.

O Rio Apodi-Mossoró, ao qual esta localizada a Chapada do Apodi, ficará em segundo plano pois a prioridade será a interligação das bacias da região seridó onde será beneficiada pelo eixo que sai de Cabrobó, em Pernambuco, em direção ao Ceará e às divisas da Paraíba e pelo rio Piranhas-Açu, beneficiando o RN.

Pelo jeito a água da transposição do "Velho Chico" só será utilizada em casos de seca, quando os custos da água devem ser repassados ao consumidor. Então não teremos água permanente nos nossos rios pois iremos utilizar a água das grandes barragens como a Santa Cruz do Apodi e Armando Ribeiro

E tem mais, a transposição só será completamente concluída em 2025 e daqui para lá ainda tem muita água para rolar

Já que Lula apontou os beneficiados dessa transposição dizendo que "O Nordeste não quer mais viver da frente do trabalho da seca... levando água na cabeça nem... o povo sendo extorquido pela indústria do carro-pipa", está na hora dos nossos deputados trabalharem para que esse projeto saia do papel.

Nenhum comentário: