sábado, 17 de outubro de 2009

Revitalização custará R$ 6 bilhões

A revitalização do Rio São Francisco tem investimento previsto de R$ 6 bilhões.

A meta é concluir a primeira etapa em 2010. O projeto é um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI).

A construção prevê dois canais que totalizam cerca de 700 quilômetros de extensão. O projeto irrigará a região nordeste e semiárida do Brasil.

A Transposição prevê a transferência de menos de 2% do volume do Rio São Francisco para outras bacias hidrográficas da região.

A ideia é que, com o desvio, a água que terminaria indo para o mar, seja usada nos açudes da região do semiárido que contemplam os Estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A previsão é que seja implantado um conjunto de canais, adutoras, túneis, estações de bombeamento e reservatórios feito a partir dos dois eixos que saem do rio, entre as barragens de Sobradinho e Itaparica.

A proposta é construir dois canais: o Eixo Norte, com de 402 km e o Eixo Leste, que medirá 210 km.

Um comentário:

souza disse...

eider como a chapada do apodi é considerada as melhores terras ferteis do mundo,conseguentemente nãopoderia ficar de fora do projeto transposição do são francisco,que sendo uma obra do governo lula,será motiva de carona para henrique alves,e elias fernandes pegarem carona e tentarem mais uma vez enganar aos apodienses,se concorda faça materia esclareçedora e independente,inclusive liberando ese comentario,pois o pai da obra é o governo lula,com projeto elabora e aprovado e em fase de execução,agora derá que temos que engolirmos os padastros e madastras dessa obra?