quarta-feira, 21 de outubro de 2009

( Cura Pela Natureza ) Os benefícios da obesidade para a saúde

Se você acha que estar alguns quilos acima do peso ideal é um crime capital, não tema.

Um estudo americano sobre a taxa de mortalidade de 2,3 milhões de pessoas verificou que os que têm
Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 – tecnicamente, “gordos” – não correm risco maior de ter doenças cardiovasculares e câncer do que quem tem o “saudável” IMC de 18,5 a 25, os considerados "magros".

Como isso é possível?

Katherine Flegal, pesquisadora-chefe do estudo e cientista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) na Geórgia, explica que é possível que pessoas mais velhas, acima do peso, tenham maior reserva nutricional e que isso as ajude quando adoecem.

Isso pode influenciar as estatísticas gerais de todos os grupos etários. Mas o Dr. Colin Waine, presidente do Fórum Nacional de Obesidade, também ressalta que a parte do corpo que engorda pode ser mais importante que o IMC: engordar na linha da cintura é pior do que engordar nos quadris.

“Ter mais de 94 cm de cintura, no caso dos homens, e mais de 84 cm, no caso das mulheres, provoca um aumento significativo do risco de doença cardiovascular e diabete tipo 2”, diz ele. “Esse perigo aumenta ainda mais acima de 102 cm/94 cm de cintura.”

Assim, se, em termos gerais, você for ativo e estiver em boa forma – e se seu corpo tiver formato de pêra em vez de maçã –, não vale a pena se estressar com alguns quilos a mais e gorduras indesejadas.

Nota do Blog: E viva os gordos!!!

Nenhum comentário: