domingo, 18 de outubro de 2009

Aniversário da Loja Maçônica Vale do Apodi


Dia 16/10/09 foi o aniversário da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Vale do Apodi, fundada no dia 16/10/80. Completou 29 anos de muita história. E que tem como um dos fundadores o Srº Altino Dias de Paiva.

Dezenas de pessoas das mais variadas instituições da cidade estiverem presentes nas fileiras do templo maçônico na cerimônia ‘branca’ assim chamada pelos tios maçons.

Que patrocina as instituições como Ordem DeMolay, Escudeiros, Filhas de Jó, Clube de Mães DeMolay, Clube de Samaritanas Martinha Tôrres. Hoje o Venerável Mestre da Loja Maçônica Vale do Apodi é José Gilvan Alves.

O Sereníssimo Grão Mestre Adjunto do GOIERN – o Srº Olismar Medeiros Lima que proferiu a palestra o “Papel da Maçonaria na Sociedade Moderna”, que neste ato representou o Soberano Grão Mestre Antônio de Brito Dantas. Também esteve presente uma comitiva das Lojas Maçônicas da cidade de Mossoró.

A maçonaria é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.

Cada Loja Maçônica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as sessões, pelo Primeiro Vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os aprendizes.

O Orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as atas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência e junto com o Venerável Mestre.

O Mestre de Cerimônias, que introduz os irmãos na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira, e por fim o Guarda do Templo (que alguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda noutros ambos são ocupados por irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros oficiais igualmente importantes.

Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as luzes da oficina.

Fonte: Apodibaixo Dopano.

Nenhum comentário: