segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que diz a Lei? E a crise da prefeitura !

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional feita pelo Governo Federal, sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês sobre a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. A distribuição dos recursos é feita aos municípios de acordo com o número de habitantes.

Do total de recursos 10% são destinados aos Municípios das capitais, 86,4% para os demais municípios e 3,6% para o fundo de reserva que fazem jus os municípios com população superior a 142.633 habitantes.

Nos oito primeiros meses do ano, o repasse do FPM somou R$ 24,85 bilhões. A quantia é cerca de 7% menor que a registrada no mesmo período de 2008.

Crise nas prefeituras: o outro lado da moeda

Enquanto as prefeituras se escondem atrás do discurso fácil do "FPM zero", evitam a exposição de problemas muito mais graves e antigos e que continuarão comprometendo as gestões municipais mesmo depois da crise: as dívidas da Previdência Social e dos precatórios, a negligência com a arrecadação própria e a pouca qualificação dos gestores.

"Seria melhor para a população que as prefeituras, em vez de fechar as portas, abrissem as contas", defendeu o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Ele estudou o orçamento de várias prefeituras do estado e concluiu que 27% dos repasses da União ficam retidos nos cofres dos municípios para pagamento de dívidas referentes ao INSS e ao Pasep, frutos dos calotes sistemáticos aplicados pelas gestões anteriores.

Nenhum comentário: