sábado, 19 de setembro de 2009

( Cura Pela Natureza ) Medicina popular obtém reconhecimento científico

O uso de ervas medicinais, muitas delas cultivadas no fundo do quintal, é uma prática secular baseada no conhecimento popular e transmitido oralmente, na maior parte das situações.

É difícil encontrar alguém que não curou a cólica infantil com camomila ou erva-doce ou o mal-estar de uma ressaca com chá de folhas de boldo, sem qualquer receita médica.

Numa população com baixo acesso a medicamentos, como a brasileira, agregar garantias científicas a essa prática terapêutica traz variadas vantagens.

Esse é o objetivo do Projeto Farmácias Vivas, criado em 1985 pelo farmacêutico Francisco José de Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará.

Abreu Matos explica que 64 espécies de plantas medicinais disponíveis no Nordeste já foram selecionadas e tiveram seu uso analisado cientificamente, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Nas farmácias vivas, os medicamentos são preparados em laboratório fitoterápicos sob responsabilidade de um farmacêutico especialmente treinado.

Para sua administração, o princípio ativo é mantido nas plantas (e não isolado, como faz a indústria
farmacêutica) na forma de chás, xaropes, tinturas e cápsulas gelatinosas.

Entre os fitomedicamentos usados com eficiência já comprovada cientificamente, o
pesquisador cita a tintura e o sabonete líquido de alecrim-pimenta (Lippia sidoides), preparações de elevado poder antisséptico; o creme vaginal de aroeira-do-sertão (Myracrodruom urundeuva), usado com sucesso no tratamento de cervicite e cervicovaginite; assim como o elixir de aroeira, de ação semelhante às preparações de espinheira-santa, para tratar gastrite e úlcera gástrica, e as cápsulas de hortelã-rasteira (Menthax villosa) eficiente medicamento contra amebíase, giardíase e tricomoníase.

Fonte de consulta:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252003000100010&script=sci_arttext

Nenhum comentário: