domingo, 16 de agosto de 2009

Natal tem a maior incidência de Lúpus no mundo

A cada ano surgem, aproximadamente, 65 novos casos de Lúpus em Natal, cidade que tem a maior incidência da doença em todo mundo.

São 8,7 casos para 100 mil habitantes. Atualmente, cerca de 450 pessoas são portadoras da doença na capital potiguar. Mesmo sem confirmação científica, médicos e pesquisadores acreditam que o clima quente está diretamente relacionado ao número crescente de portadores da doença. Basicamente, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença imunológica, crônica e de causa ainda desconhecida.

O Lúpus acarreta a produção excessiva de anticorpos que são direcionados a atacar o próprio organismo.

O reumatologista Matheus Staufackar explica que 70% dos casos são detectados na pele e articulações. "São poucos os casos em que órgãos como coração, rins e pulmões são acometidos. As lesões na pele são bem mais recorrentes", explica.

Mesmo com aspecto e nome estranho, a doença não é contagiosa, infecciosa ou maligna.

Após detectada, o tratamentodura em torno de um ano, mas os primeiros resultados são visíveis em 15 dias. "Muitos pacientes percorrem consultórios de diversas especialidades até realmente descobrir o Lúpus.

A partir daí iniciamos o tratamento e a pessoa pode conviver muito bem com a doença seguindo as recomendações", esclarece. Apesar de o último levantamento ter sido no ano 2000, o reumatologista afirma que o índice continua alto em Natal.

Na Suécia são quatro casos para cada 100 mil habitantes. No Reino Unido esse número é ainda menor: apenas 3,7. "A exposição constante aos raios ultravioleta e o uso inadequado do filtro solar são alguns dos fatores que podem proporcionar o aparecimento da doença", avalia.

O Lúpus pode afetar pessoas de todas as faixa etárias, contudo, a incidência é mais elevada nas pessoas com idade entre 25 e 35 anos."As mulheres são mais acometidas do que o homem. São nove mulheres para cada homem.

Os hormônios podem ser os grandes vilões da história. O estrógeno parece ser mais propício a doença", destaca. Ossintomas do Lúpus são: indisposição, febre, dor no corpo, vermelhidão nas bochechas (conhecida como asas de borboleta) e fotossensibilidade.

"Normalmente os portadores de Lúpus têm mais sensibilidade ao sol do que outras pessoas", disse o reumaologista.

Como alguns dos sintomas são parecidos com os de outras doenças, o diagnóstico deve ser feito através de exames clínico e laboratorial.

Número de casos
Natal - 8,7 a cada mil habitantes
Suécia - 4
Reino Unido - 3,7

Sintomas
Indisposição
Febre Dor no corpo
Vermelhidão nas bochechas
Sentibilidade excessiva à luz

Fonte: Diário de Natal

Um comentário:

Tony Madureira disse...

Olá,
Se puder passe no blogue:
Lúpus,um blogue sobre a doença
www.tonymadureira.blogspot.com

Obrigado

Abraço