terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bebeu água? Tá com sede? Água mineral!

Nos dias atuais é comum discutirmos sobre a importância da água mineral para a saúde. Águas minerais são aquelas que por sua composição química ou características físico-químicas são consideradas benéficas à saúde.

A rigor, toda água natural, por mais pura que seja, tem um certo conteúdo de sais. As águas subterrâneas são especialmente enriquecidas em sais retirados das rochas e sedimentos por onde percolaram muito vagarosamente

Durante muito tempo acreditou-se que as águas minerais tinham uma origem diferente da água subterrânea. Sabe-se hoje, contudo, que ambas têm a mesma origem: são águas de superfície que se infiltraram no subsolo.

As águas minerais são aquelas que conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isto, se enriqueceram em sais, adquirindo novas características físico-químicas, como, por exemplo, pH mais alcalino e temperatura maior.

No Brasil, a maior parte das ocorrências de águas mineralizadas se dá na forma de fontes naturais.

Com isso a comercialização da água mineral deve obedecer alguns critérios. A normalização e fiscalização ficam por conta do DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL – DNPM.

Um ponto que chamamos a atenção é sobre os vasilhames retornáveis. Muitas empresas não respeitam os consumidores e enchem o mercado com vasilhames velhos e vencidos. Mas termina em 23/09/09 oprazo para que as empresas envasadoras de água mineral enquadrem-se no disposto na Portaria nº 387/08 DNPM.

Art. 5º. Além do estabelecido nas normas técnicas da ABNT citadas, os vasilhames retornáveis objeto dos desta portaria devem trazer no fundo a data limite de 03 (três) anos de sua vida útil.

Por isso, seja consciente e exiga qualidade. Garrafão velho e vencido já era!Portaria completa no link: http://www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Port_387_08.htm

Apoio na Região Oeste Potiguar é com a Água Cristalina do Oeste.

Nenhum comentário: