quarta-feira, 22 de julho de 2009

A água: questão de segurança nacional

Duas questões são fundamentais a serem discutidas em todos os foruns para decisão urgente urgentíssima sobre o futuro do ser humano em nosso planeta: os resíduos sólidos e a água.

Estes dois problemas serão protagonistas de embates bélicos num futuro bem próximo tendo em vista que os governos e a sociedade, neste momento, não esta nem aí para este gravíssimo imbróglio.

A água existe em abundância na natureza, porém apropriada para o consumo se tem apenas 3%. O Brasil é detentor de 16% deste manancial de água potável. Nenhum outro país tem este potencial.

Seu fim já está traçado desde que o ser humano aqui chegou. Poderíamos usá-la por mais tempo. No entanto seu manuseio indiscriminado e sem um critério mínimo está acelerando esta catástrofe. Na Amazônia legal encontra-se a grande maioria deste líquido precioso. E nada ou quase nada está sendo feito para desacelerar este desastre.

ONGs e Governos estrangeiros estão ocupando as terras ricas em água e minérios com a bandeira da preservação da natureza, e a sociedade civil, política e militar brasileira assistindo calada e tranqüila o desenrolar desta ocupação "pacífica e ordeira".

A água que é o nosso principal produto de reserva estratégica precisa de proteção. E para que isso ocorra necessário se faz uma revisão urgente da política de defesa nacional.

Ou faz-se algo rápido, sem titubeio, ou o Brasil não chegará nunca a ser o país do presente. Continuará sendo o país do futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

vou pesquisar mais e trago outra materia amanhã