terça-feira, 23 de junho de 2009

Stress arruina sua dieta!

Se tem uma coisa que destroi qualquer tentativa de vida saudavel essa coisa é o stress. Stress faz voce dormir menos, comer mais e baixa sua resitencia.

Algumas atividades entretando ajudam a relaxar e reduzir o nivel de stress. Tais como ouvir musica suave, assistir uma boa comedia, sauna, tomar um chazinho de camomila, fazer uma caminhada, ler um bom livro. Essas ativiadades ativam no cerebro os centros do prazer e bloqueiam a produçao do hormonio do stress o cortisol e aumentam a produçao de serotonina.

Uma pesquisa mostrou que uma das atividades que mais aumentam a producao de serotonina, é ver fotos! principalmente seus albums, com fotos de bons momentos!

Bons calmantes:

Ouça uma boa musica. Musica calma, nao frenetica, provoca ondas no cerebro que relaxam.


Ligue para um amigo ou amiga. Abrir o coraçao para alguem, ajuda a lidar com emoçoes dificeis e encontrar soluçoes para os problemas.

Faça exercicios. Exercitar-se por 30 minutos faz seu corpo liberar toxinas que sao consequencia do stress. Mas exercicio so funciona como anti-stress se for algo que voce realmente gosta de fazer.

Use melhores lampadas. Tente obter algo parecido com a luz do dia. É o sol, ou algo que o cerebro perceba como luz do sol que regula o bioritmo do corpo. Pouca luz afeta os niveis de hormonio, baixa a imunidade e aumenta a possibilidade de mudanças no humor, depressão e desânimo.

Cuide de voce. Até mesmo um banho relaxante pode ativar os neuronios que aumentam os niveis de serotonina. 15 minutos de massagem diminui significativamente os niveis de anxiedade segundo uma pesquisa da Universidade de Ohio.

Jante a luz de velas. A luz suave de uma vela, manda sinais para o cerebro liberar a melatonina o que te assegura uma boa noite de sono. Sono suficiente ajuda controlar o nivel de stress e regula o sistema imunologico.

Tenha momentos de ternura. Se voce tem um parceiro, a ternura a dois libera endorfinas que acalmam segundo os pesquisadores da Universidade da Escocia. Se não tem, existem outras maneiras de cultivar a ternura, mandar um cartão a um amigo, escrever um diário, onde voce possa liberar seus pensamentos estressantes, e os de gratidão tambem. Segundo um estudo do Journal of Health Psychology, mander um diário ajuda a reduzir a hipertensão.

Antecipaçao. Antecipar algo maravilhoso, ou algo simples que faça voce sorrir só de pensar. A ideia é procurar algo assim cada dia, seja uma viagem de sonhos, ou apenas o violão que voce quer comprar. Essa pratica vai manter seu foco fora do que pode dar errado hoje.

Exiba seus melhores momentos. Fotos dos tres melhores dias da sua vida. Pode ser o dia que voce venceu a maratona. Ou o dia da sua formatura etc. Olhar para esses momentos mesmo que por 10 segundos relaxa e traz sentimentos de alegria e conforto.

De a Cesar o que é de Cesar. Elogie alguem que mereça. Pesquisas mostram que quanto mais amigos proximos voce tem, melhor o seu corpo se liberta dos efeitos do stress.

Fonte: Baseado na reportagem de Lucy Danziger

Nenhum comentário: