sexta-feira, 26 de junho de 2009

Problema universitário em Apodi dá um nó na cabeça de Wilma

A perda da Ufersa definitivamente entra para a história da cidade de Apodi como um divisor de águas.

Enquanto Caraúbas comemora os primeiros passos práticos para a instalação de um campus avançado da instituição a vizinha Apodi sofre com a ressaca e o que é pior, com a ‘confusão mental’ gerada pelo problema.

Desde que o problema entrou em pauta, a cidade oestana se transformou em roteiro de peregrinação de parte da classe política.

Primeiro foi Fátima Bezerra, que não tocou no assunto.

Depois Robinson Farias, que afirmou existir uma dotação orçamentária para instalar um campus da Uern em Apodi, da ordem de R$ 1,5 milhão.

Uma semana após, Robinson acabou sendo desmentido pela governadora Wilma de Faria.

E por falar em Wilma, a governadora esteve em Apodi na sexta-feira.

Wilma pôs um freio na possibilidade de instalar um campus da Uern em Apodi.Mas falou em retomar o sonho da Ufersa. Proposta recebida com desconfiança.

Seis dias depois, a governadora voltou à Apodi. Debaixo do braço, mais investimentos para a cidade oestana. Mas com relação ao ensino universitário, a governadora deixou claro que o problema é grave.

Wilma modificou o discurso em 180 graus. Hoje na cidade oestana, enterrou o sonho da Ufersa, e falou em dois novos cursos para o núcleo de Uern em Apodi.

Uhmm. Complicou. Por que a proposta foi vista como um desrespeito à sociedade local. Para não ficar muito feio, a governadora prometeu R$ 3 milhões para iniciar o Campus apodiense, mas somente para 2010.

Não precisa falar muito e nem recorrer a manuais para ter a certeza de que em 2010, Wilma não será mais governadora.

Daí a reação quanto à proposta apresentada. Apodi que se conforme e busque dinheiro para comprar ônibus. Caraúbas está bem ali. Mossoró também. Uma pena.
Com informação de Marcio Costa.

Nenhum comentário: