quarta-feira, 24 de junho de 2009

Apodi quer resgatar festival de quadrilhas juninas

Os festejos juninos de Apodi ganharam reforço em sua programação com a realização do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, organizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, sob o comando de Maria Auxiliadora da Silva Maia "Dodora", foi considerada um sucesso e promete ser fortalecer ainda mais em suas próximas edições.

Desde abril que a Secretaria de Turismo tinha elaborado um projeto de resgate dos festivais de quadrilha do município.

Segundo Dodora, esse festival de quadrilhas que foi realizado em Apodi não se propõe a competitividade com outros eventos já existentes nas cidades vizinhas, mas ser mais uma alternativa para o nosso povo, e das cidades circunvizinhos, e o resultado foi visto, com praças lotadas todas as noites, embora não tenhamos tido tempo sequer de montar uma divulgação a altura, o que faremos nos próximos eventos.

Para o projeto de revitalização do festival de quadrilhas a equipe da Secretaria de Turismo fez uma convocação à população através das emissoras de radio da cidade, para que os bairros e comunidades rurais interessados fossem a secretaria para discutir o assunto.

A Secretaria de Turismo de Apodi tornou-se uma Oficina de trabalho com os artesãos trabalhando a confecção da ornamentação.

Praticamente tudo foi feito pelos artesãos de Apodi, inclusive os troféus de participação e de ganhadores das quadrilhas estilizadas; Um ponto positivo foi a aceitação das quadrilhas estilizadas que teve 10 dez municípios (Itaú, Rodolfo Fernandes, Pau dos Ferros, Pereiro(CE), Lajes, São Rafael, Itajá, Mossoró, Areia Branca e Jardim do Seridó.

Os vencedores foram.

1ª lugar Pau dos Ferros (Arraiá Tradição Junina)
2º lugar Jardim do Seridó (Grupo Cultural Quadrilha Junina Arraiá Filhos da Terra)
3ª lugar São Rafael (Arraiá Chega Mais Ka),
4º lugar Rodolfo Fernqandes (Arraiá Alegria do Sertão).

Todas as apresentações foram bastante prestigiadas pela população que lotava o largo da Praça Getúlio Vargas.

Autoridades como o deputado estadual Walter Alves participou da programação ao lado da prefeita Goreti da Silveira Pinto e dos seus auxiliares. "É um evento muito organizado e merece a nossa admiração", comentou Walter Alves. Mais informação na Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: