sexta-feira, 26 de junho de 2009

Amamentar sim.


Navegando nas paginas virtuais da vida me deparei com um artigo na BBC News que me fez escrever esta postagem quase que imediatamente.

Uma repórter publicou na revista The Atlantic (seu nome é Hanna Rosin) que existe uma “ditadura da amamentação” e que as mulheres deveriam ter o direito de optar por amamentar ou não seus filhos. Ela pondera que as mulheres que optam por não amamentar são vistas com “maus olhos” pela comunidade.

Também corre solta na mídia que apareceu uma pesquisa informando uma contaminação do leite materno com pequenas quantidade de principio ativo cancerígeno.

Pois bem , Sra... Hanna Rosin, não sei se devo acreditar mais em pesquisas: Vamos aos fatos.

São tantos fatos científicos, pesquisas comprovadas e realizadas por equipes de cientistas conceituados. Assim, não entendo por qual razão uma mulher deixaria de amamentar.

Será por vaidade? Bom, vivemos em um mundo livre e todos podem expressar sua opinião e agir da forma que bem entender se isto não prejudicar o próximo nem configurar crime previsto em lei.

Acredito que existam mulheres que não amamentam por vaidade mas será apenas UM benefício diante de todos os outros já comprovados (não conheço pesquisa que tenha comparado os seios de mulheres antes e após amamentação).

Além do mais, vivemos em uma época que a cirurgia plástica corrige tudo. Se alguma mulher achar que o “peito ficou caído”, que coloque silicone. Simples assim.

Os alimentos lácteos atuais (leites e derivados) fornecem uma alimentação adequada para as crianças. Felizmente os avanços tecnológicos de nossa época permitiu que milhares de bebês que não tiveram a oportunidade de serem amamentados (por falecimento da mãe ou outro impedimento) sobrevivessem com saúde.

Eles são úteis, sim, para estes casos. Acredito que o principal objetivo destes alimentos seja este e não a “emancipação” feminina”. Precisamos sim, saber se esse leite não está contaminado por produtos cancerígenos como mostra reportagens recentes nos principais veículos de comunicação.

Imaginem se esta “moda” pega por aqui. Em nosso país cheio de mães pobres com enorme dificuldade em conhecer os benefícios da amamentação e ainda tendo que comprar leite artificial.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como amamentar além de mais saudável é mais prático saiba que crianças amamentadas têm menos diarreia (não é preciso tomar mamadeiras nem sempre limpas de forma correta), não têm obesidade (excesso de carboidrato, gordura e proteína do leite de vaca leva a obesidade) e não têm alergias (leite de vaca é para o bezerro, lembrem-se disto).

Só para saber: na Inglaterra 78% das mulheres amamentam seus filhos; no Brasil apenas 39% (
dados do MS).

Nenhum comentário: