quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uso de aparelhos eletrônicos pode levar à surdez


Aparelhos de Mp3 e iPod são inimigos quando usados de maneira incorreta. Uma pesquisa divulgada pela Associação Norte-Americana da Linguagem-Discurso-Audição, revela que jovens que ouvem Mp3 e iPod diariamente com volume alto são mais propensos a terem perda de audição.

Os números mostram que 28% dos usuários admitem aumentar o volume da TV, enquanto 29% afirmam pedir que o interlocutor repita palavras durante uma conversa e 17% escutam barulhos em condições de silêncio.


Boa parte dos jovens ouve música em MP3, escuta em volume entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis.


Os tocadores de Mp3 atuais são tão potentes que podem atingir uma intensidade sonora de até 120dB, em seu volume máximo. Para se ter uma ideia, isto equivale à intensidade de uma turbina de avião durante a decolagem.

Segundo a pesquisa, os chiados ou zumbidos, impressão do ouvido tampado, dificuldades de compreensão da fala, queda no rendimento escolar, dores de cabeça, irritabilidade e insônia são os primeiros sintomas de pessoas com deficiência auditiva.

Segundo o otorrinolaringologista Gilmar Torres, a perda de audição nesses casos é lenta. "A perda de audição gradual é irrecuperável. As pessoas não percebem. Todos precisam saber que a intensidade do som e o tempo de exposição influenciarão diretamente na perda de audição. Uma vez que a lesão é irreversível", explica.

Para se prevenir de futuros problemas, é preciso deixar o volume do tocador eletrônico na metade do máximo, ficar atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelas pessoas ao redor, evitar ouvir muitas horas seguidas e procurar ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição.

Nenhum comentário: