terça-feira, 26 de maio de 2009

Sai baú velho e entra o baú novo.

Sai carroção de trator
Entra baú isotérmico num caminhão

Pelo menos no transporte da carne do abatedouro para os pontos de vendas, está melhorando em Apodi.

A prefeita adquiriu um baú isotérmico para acabar com o grave problema da falta de higiene no transporte da carne consumida pela população apodiense.

Várias décadas a carne estava sendo transportada em um carroção de trator, que em muitas cidades isso também não tinha pois essa carne ainda é transportada em qualquer veiculo, mais a realidade em Apodi agora é outra.

A Prefeitura Municipal de Apodi já restaurou aquele carroção varias vezes, chegou acontecer a substituição das estruturas metálicas de alumínio e aço zincado por inúmeras vezes durante muitas administração municipal, pois o sangue da carne tem um poder de destruição por causa do sal que nele existe.

Muitos reclamavam que o carroção que estava transportando a carne consumida pela população não oferecia as mínimas condições de higiene por causa do ferrugem, mas a parte que a carne entrava em contato com o carroção era de alumínio. O que faltava era limpar esse material com produtos higiênicos adequados para combater a contaminação por bactérias pois tinha dia que esse serviço era feito apenas com óleo diesel e sol.

O baú isotérmico, que também poderá se acabar rápido, mantém a carne em uma temperatura adequada mas precisa de ser higienizado com produtos adequados, principalmente bactericida, caso contrario teremos o mesmo problema de contaminação. O importante não é só comprar o baú e sim manter o mesmo em funcionamento adequado.

Talvez que o mais importante não era o carroção que transportava a carne, e sim os pontos de vendas dessa carne que está sendo contamina por animais domésticos e os congeladores que acondicionam a carne que nunca são higienizadas.

Acho que os problemas da falta de higiene no transporte de carnes poderia ser solucionado com a terceirização do abatedouro, de uma única camera frigorífica e na distribuição da carne como também na fiscalização dos pontos de vendas pois isso não existe em Apodi.

Nenhum comentário: