sexta-feira, 29 de maio de 2009

No Estado do Piauí, barragem de algodões se rompe e faz várias vitimas.

Foto antes do arrombamento.

De acordo com o governo do Estado, na tarde desta quarta-feira, dez milhões de metros cúbicos de água escaparam instantaneamente por um rombo de quatro metros na parede da barragem, originando uma onda devastadora com dez metros de altura.

Outros 40 milhões de metros cúbicos escorreram devagar pela abertura, que aumentou para 50 metros.

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Norbelino Lira de Carvalho, disse que o rompimento de Algodões 1 aconteceu após uma chuva de 106mm durante 4 horas na região da represa.

“Acontece uma chuva dessa intensidade sobre uma barragem já fragilizada e em recuperação, em época atípica, quando não costuma mais chover nessa região.

Além disso, choveu muito no Ceará, onde está a nascente do Pirangi. Posso dizer que foi um acidente da natureza”, afirmou.

A cidade de Cocal está sem energia elétrica desde as 20 horas desta quarta-feira, sendo que a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) cortou a luz, considerando que dezenas de postes foram carregados pelas águas. A previsão é que a energia elétrica seja restabelecida nesta sexta-feira.

As equipes de resgate continuam trabalhando na região. Durante todo o dia, seis equipes foram deslocadas na busca por pessoas que possam estar desaparecidas. Cada equipe é composta por 10 homens, sendo 5 policiais militares e 5 bombeiros.

Segundo informações do tenente-coronel Sidney Pires e Major Costa, até o momento 4 equipes já retornaram ao município de Cocal. Essas equipes trabalham com o número parcial de 11 pessoas desaparecidas, e já foram encontrados 05 corpos. Com informação do último segundo.

Nota do Blog: Acho que esse acidente aconteceu porque o sangradouro é ao lado da parede de barro batido, com a intensidade das chuvas o desgastes foram maiores como mostra nessa foto, e na semana passada uma equipe analisou que isso iria acontecer mas liberou a população para voltarem para suas residências.

Nenhum comentário: