quinta-feira, 23 de abril de 2009

Errei e muito !

Em tempos ruins é difícil você prever um inverno. Até mesmo os sábios erram, imaginem eu que não sou Cientista e nem Profeta, posso errar também.

Quantas vezes os meteorologistas disseram que um inverno seria bom e quando terminava o ano aquele inverno não prestou para agricultura ou para fazer forragem para os animais.

Me perguntaram quais as características de uma "seca verde", coisa que eu sempre dizia que era o tipo de inverno que teríamos nesse ano, pois tinha todos os sinais para isso acontecer, escrevi nesse blog essas características: Pouca chuvas, má distribuição, Floração antecipada de plantas que só deveram florar no final de inverno, formigas que continuavam morando em locais de baixadas, pouca ou quase nenhuma produção de sapos isso faz parte de sintomas naturais de pouca chuva, ou seja, chuvas abaixo da media.

Outros indícios para uma "seca verde" foi a distribuição de cestas de alimentos fornecidos pelo governo federal, pois lá em Brasília as autoridades previam muitas chuvas no inicio do inverno mas isso veio acontecer, e sim só agora no final do mesmo.

O tempo mudou de repente pois já que o Maranhão está inundado então poderemos ter a mesma coisa aqui também, muito embora que eu não acredito em duas grandes enchentes em dois anos consecutivos.

Esses blogs foram feitos para nós expressarmos nossos pensamentos, já pensou si fosse concretizado uma "seca verde" todos iriam me parabenizar por um simples fato de pensar e escrever aqui.

Já fui criticado até num programa de radio local por achar que eu não deveria dizer que isso não era uma "seca verde", saber mais do eu tenho certeza que eles não sabem, podem saber igual.

Acabo de verificar agora a pouco que o meu pluviométro registrou 112mm de água referente as duas chuvas, uma no final da tarde e a outra durante a noite de ontem.

Peço desculpas aos meus leitores por um simples pensamento errado mas tenho certeza de uma coisa, fazer sensacionalismo como faz outra emissora de radio, falando de enchentes em quase todas as comunidades ruais de Apodi sem nada disso está acontecendo, eu não faço. O pior é colocar no ar de um programa de radio pessoas sem nenhum conhecimento provocar a defesa civil para fazer algum a coisa antes de acontecer, ou seja, distribuir água e comida sem nem pelo menos ainda está necessitando.

Obs: Não é só uma ou duas semanas de grandes chuvas que poderá modificar o cenário de um bom inverno, muito embora que faz a diferença, mas tem que chover em toda região e não em pontos separados. Por exemplo, na semana passada choveu quase 300mm em um só dia em Patos (Pb) e na cidade vizinha de Pombal só choveu 20mm.

Nenhum comentário: