quarta-feira, 22 de abril de 2009

( Cura Pela Natureza ) Hiper-hidrose... Dá para suar menos

Fique tranquilo: não é porque você encharca a camisa no trabalho que está condenado a conviver com as cataratas do Iguaçu rolando do seu corpo.

A hiper-hidrose — esse é o nome do problema — tem solução

Estou suando em bicas” — você já deve ter ouvido alguém falar desse jeito. Provavelmente, porque ficou horas no trânsito ou correu e fez outra atividade física.

Em situações assim, o corpo ativa seu próprio sistema de resfriamento, baixando a temperatura interna por meio da produção de suor. Até aí, tudo normal.

Para 2% da população, no entanto, o pinga-pinga da sudorese é bem mais atrevido e nada tímido. Pelas axilas, palma das mãos, planta dos pés, cabeça e face — o suor escorre inclusive em dias frios e em momentos de descanso.

Quem se encaixa nesse quadro sofre do que se define por hiper-hidrose. E o distúrbio merece esse superlativo — híper.

Normalmente, uma pessoa em repouso elimina de 400 a 800 mililitros de água por dia, pela pele e pelos pulmões. Já indivíduos com hiper-hidrose chegam a desaguar, em casos extremos, até 8 litros de suor! “A doença limita o convívio social e até atrapalha a vida profissional”, afirma Álvaro Razuk, cirurgião vascular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Não adianta se irritar com a suadeira. A ansiedade só agrava o sintoma. O estímulo emocional afeta a área cerebral do hipotálamo, que intensifica a liberação de suor onde o paciente já tem a queixa.

Quem é alvo do transtorno deve evitar pimenta, chocolate, chá e carne de porco, que estimulam o sistema nervoso simpático, dando ordens sem parar às glândulas da pele.

A seguir, alguns dos tratamentos disponíveis — uns prometem mais do que cumprem, diga-se.

TRATAMENTO, INDICAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS.

ANTITRANSPIRANTE:
Contém cloridrato de alumínio ou de glutaraldeído - Para axilase pés - a produção de suor em casos muito leves - Apresenta eficácia questionável e pode irritar a pele

IOTONFORESE:
Aparelho cuja corrente elétrica obstrui os poros - Para mãose pés - Vendido em lojas de produtos cirúrgicos para ser usado em casa - Os resultados são insatisfatórios e ainda pode causar queimadura

REMÉDIOS:
Inibem o neurotransmissor que controla as glândulas sudoríparas - Todas as partes do corpo - Reduz a produçãode suor - Efeitos colaterais severos, como dificuldade de urinar e cefaleia.

TOXINA BOTULÍNICA:
Bloqueia o estímulo nervoso rumo às glândulas de suor - Para as axilas - Seus efeitos se prolongam por oito meses, em média. A dor é suportável - Em geral,o problema só recrudesce após sucessivas aplicações.

Nenhum comentário: