quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aumenta para cinco o número de casos suspeitos da gripe suína no RN

Mais três pessoas estão em observação no Rio Grande do Norte com suspeita de gripe suína. De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), um chegou do Texas, o outro de Nova York e um terceiro de Assu.

Os dois primeiros foram encaminhados para hospital particular e o último ao Giselda Trigueiro. Essas novas suspeitas somam-se aos dois outros casos que estavam sob investigação.

O primeiro caso suspeito é de um potiguar que esteve no México e o segundo é um contato direto dele.

A Secretaria Estadual de Saúde está fazendo todo trabalho de investigação dos casos suspeitos, a coleta do material já foi colhida e enviada para o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, para averiguar se é mesmo caso de gripe suína.

O resultado do exame do natalense que ficou em observação durante 24 horas em um hospital de Natal por apresentar alguns dos sintomas da gripe suína que estava previsto para sair amanhã (30) só deve ficar pronto na próxima quarta-feira, 6.

O atraso, segundo a chefe do Setor de Vigilƒncia Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Natal, Viviane Albuquerque de Farias, é em decorrência do Dia do Trabalhador. ``O resultado deveria ficar pronto em 72 horas, mas devido ao feriadão vai demorar um pouco mais'', disse.

Apesar de ter sido realizado por uma equipe do Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen/RN), na última terça-feira, 29, o Swab - exame que retira secreção para análise em laboratório - só foi encaminhado hoje para o Laboratório Evandro Chagas - unidade de referência em patologias infecto-contagiosas no país - localizado em Belém (PA).

Mesmo diante dos sintomas apresentados pelo homem depois que voltou de uma viagem ao México, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Juliana Araújo, acredita que ele será retirado da lista de suspeitos com a chegada do exame. ``Ele tem sinusite crônica, mas só vamos excluí-lo depois que recebermos o resultado definitivo na próxima semana'', explica.

Nenhum comentário: