segunda-feira, 16 de março de 2009

Velho na melhor idade.

Os mecanismos de marketing, que andam sempre na busca de novos segmentos de consumo, inventaram a tola expressão melhor idade para aqueles da terceira idade.

Nos países ricos, pesquisas passaram a medir o poder de compra dos velhos para incorporá-los ao mercado, desenvolver produtos adequados a suas necessidades e explorar seu potencial de consumo.

No Brasil, o governo criou empréstimos dedutíveis no pagamento dos aposentados e muitos estão hoje atolados em dívidas que não podem pagar.

A criação de slogans publicitários tem o objetivo de levar os velhos a acreditarem que se encontram mesmo na melhor idade e, por isso, devem comprar mais e usar seu pouco dinheiro para adquirir mercadorias sem necessidade.

Tentar convencer os velhos de que eles se encontram na melhor idade é uma mistificação cruel.

Ninguém na rua entrega uma propaganda qualquer a não ser uma de uma funerária ou banco para incentivar o empréstimos de dinheiro fácil.

Por falar em funerária, toda casa que tem um velho já foi visitado por mais de uma dessas empresas oferecendo "planos funerários" e o pior, tem velhinho que compra o plano escondido da família.

Nenhum comentário: