segunda-feira, 30 de março de 2009

Médico fala sobre riscos de água de chuva contaminada

Em tempos de chuva, a contaminação dos reservatórios de água pode ocasionar inúmeras doenças. De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Antônio Leite, entre as principais doenças causadas pelo uso de água contaminada está a gastroenterite, que é uma inflamação causada pela bactéria Echerichia coli, que se caracteriza pela ocorrência de diarréia.

Ele explica que essa bactéria está presente quando existe na água a presença de fezes, humanas ou animais e de esgotos. A contaminação da água pela urina do rato, que possui a bactéria causadora da Leptospirose também é um risco à saúde.

O médico explica que a contaminação das águas por fezes também pode ocasionar a presença de parasitas, os quais podem provocar doenças como a cólera e doenças virais como a hepatite A.

Antônio Leite menciona que, às vezes, a fonte da água não é tão visivelmente contaminada. Porém, a presença de animais em cima das telhas pode proporcionar a contaminação de caixas de água descobertas, uma vez que as fezes e urina desses animais podem ser levadas para dentro desses reservatórios pela ação das águas das chuvas.

Por isso, o diretor ressalta a importância de lavar as caixas de água a cada seis meses e manter os reservatórios cobertos, uma atitude que reduz também os riscos de adquirir a dengue.O médico ressalta a importância da água para a vida. No entanto, destaca a necessidade do consumo de água tratada. Ele explica que o melhor é procurar consumir a água proveniente de uma empresa que trate a teste a qualidade da água e que atenda às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ele ressalta ainda que, muitas vezes, a água chega às residências limpa, mas os reservatórios se encontram sujos, proporcionando a contaminação. No caso das pessoas que moram em comunidades rurais ou outras localidades que não têm acesso à água tratada, o médico explica como pode ser feito o tratamento da água. Para isso, deve-se acrescentar duas gotas de cloreto de sódio, conhecido como água sanitária, para cada litro de água e esperar o tempo de 30 minutos para que a água seja esterilizada.

Ele também recomenda a utilização de filtros e utilização de água mineral para quem pode adquirir e alerta ainda para a contaminação de águas em virtude da presença de elementos minerais como os metais pesados nos mananciais, os quais podem causar graves doenças.

Alem disso, as águas do subsolo também podem ser contaminadas pela existência de lixões nas proximidades de poços. "Você não pode depositar lixo em céu aberto", atenta o medico, explicando que se trata de uma questão de saneamento ambiental.
Texto retirado da Gazeta do Oeste;

Nenhum comentário: