sábado, 28 de março de 2009

Japoneses investirão na produção de castanha

Depois de exportar 40 toneladas de mel para paises dos Estados Unidos da América e África do Sul, Apodi agora parte para a
comercialização da castanha do caju.

A empresa Olam Brasil é uma das maiores exportadoras de castanha do país, através de seu presidente no país, o japonês Naveed Chan, visitou a prefeita da cidade, professora Gorete Pinto (PMDB) propondo uma parceria que deverá gerar 1.000 empregos diretos em Apodi e cidades circunvizinhas que também produzem a castanha do caju como Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú, Caraúbas, dentre outras.

O encontro ainda contou com a presença do gerente do Banco do Brasil de Apodi, Robson Namara, secretário de Agricultura e Irrigação do município, Eron Costa, e a gerente da Cooperativa Potiguar de Apicultores (COOPAPI), Fátima Torres.

O presidente da Olam Brasil, Naveed Cham, foi recebido em Apodi pelo chefe de Gabinete Civil, Klinger Diniz Pinto, onde fizeram a proposta de uma parceria com a Prefeitura do Apodi para exportar castanha para vários paises. A base seria Apodi e inicialmente o trabalho seria diretamente com mulheres que iriam atuar no beneficiamento da castanha que depois de beneficiada seguia para exportação.

A empresa tem uma área de 10 mil hectares de cajueiros que produz atualmente 25 mil toneladas de castanha, e pretende produzir 40 mil toneladas neste ano de 2009.

Em Apodi pretende trabalhar com uma fábrica no Sítio Córrego, a qual foi visitada e elogiada pelo gerente da Olam, bem como a atuação da Cooperativa. O presidente da Olam Brasil sinalizou que pretende investir na Fábrica de Castanha do Córrego algo em torno de R$ 500.000,00.

A prefeita Gorete Pinto mostrou-se entusiasmada e receptiva para com o projeto da Olam Brasil e colocou o município a disposição para que o projeto venha ser concretizado.

Nos próximos dias acontecerá uma outra reunião com outros diretores da empresa que definirá e oficializará a parceria, quando será apresentado um projeto arrojado e iniciados os serviços, cuja parceria se firmará através do Banco do Brasil na parte de financiamento.

Nenhum comentário: