segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Em teste, gel vaginal previne HIV em 30% das mulheres

O uso de um gel vaginal se mostrou promissor como método de prevenção ao vírus HIV, segundo resultados de testes clínicos conduzidos na África e nos EUA.

O germicida, chamado PRO 2000, produzido pelo laboratório Indevus Pharmaceuticals, foi eficaz para aproximadamente 30% das participantes de estudo.

As conclusões foram divulgadas nesta segunda-feira (9), na Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, que está acontecendo nesta semana em Montreal (Canadá).

Trata-se do primeiro estudo clínico realizado em humanos que leva a pensar que um gel ou um creme germicida aplicado localmente na vagina ou no reto pode impedir a transmissão do HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis.

A pesquisa foi realizada com mais de 3.000 mulheres. "Apesar de ainda faltarem dados para determinar claramente se o PRO 2000 protege as mulheres contra a infecção pelo vírus HIV, os resultados deste estudo são animadores", afirma Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês).

"Um germicida eficaz seria um meio prático que as mulheres poderiam utilizar para se proteger contra o HIV e que reduziria nitidamente o número de novas infecções no mundo", disse Fauci.

Atualmente, as mulheres representam a metade de todos os soropositivos no mundo.

Fonte: France Presse

Nenhum comentário: