domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cargos de confiança crescem 32% no país em cinco anos

Estados, municípios e o governo federal promoveram em cinco anos um crescimento dos cargos de confiança. O número saltou de 470 mil, no início de 2004, para 621 mil pessoas agora, um aumento de 32%.

Os cargos de confiança são os chamados comissionados, que podem ser ocupados por servidores de carreira ou por pessoas de fora do serviço público. Os postos são considerados importantes para as gestões, mas os especialistas apontam um exagero no caso brasileiro.

Esta semana, o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) sugeriu a substituição de comissionados por carreiras de Estado. Já a presidenciável Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou que "a grande questão no Brasil é instituir a meritocracia no Estado, o profissionalismo".

Comentou o Dr. Klinger, Secretário de Gabinete da Prefeitura Municipal de Apodi, que muitos prefeitos com quem teve contatos na reunião em Brasilia, as posições eram uma só, ou si trabalhavam para empregar mais gente ou si trabalhava em obras e serviços sociais para beneficiar essa gente. Não pode atender as duas coisas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: