sábado, 31 de janeiro de 2009

Beba no carnaval sem cair no conto da colombina

Quem nunca ouviu dizer que é possível exagerar das bebidas alcoólicas e continuar em pé até o fim da festa? Todo mundo tem uma receita infalível contra a embriaguês, mesmo que ela tenha sido causada por vários copos de cerveja, caipirinha, batida....O problema é que muitas dessas técnicas, na verdade, não passam de mitos e podem acabar com a folia de muita gente.

O consumo de álcool em excesso pode gerar diversos riscos, e nada consegue conter os efeitos que ele apresenta.

Um dos perigos do consumo em excesso das bebidas alcoólicas está relacionado à hipoglicemia, baixa na taxa de glicose sangüínea que pode levar uma pessoa a desmaios repetitivos ou ao coma alcoólico.

O uso do álcool, principalmente em momentos festivos, como o carnaval pode ser agradável. Mas as conseqüências, principalmente se houver abusos, podem ser graves.

Ficar bêbado está relacionado à ingestão (quantidade) e metabolização do álcool, ou seja, sua eliminação do organismo. Isso acontece principalmente pelos rins (90%), mas também pelos pulmões e pele.

Para não cair na conversa de que algumas atitudes te livram da bebedeira vejam algumas técnicas bem conhecidas e a maioria delas não têm poder nenhum contra os excessos.

Eu diminuo as chances de ficar bêbado se...

Beber muita água antes do álcool

Mito. A água ajuda a diminuir os efeitos da ressaca, que certamente vai aparecer no dia seguinte. Isso acontece, porque ela combate a desidratação que o excesso de bebida alcoólica proporciona para o corpo.

Tomar uma colher de azeite antes do álcool

Mito. A colher de azeite pode até ser útil, já que ela fornece uma pequena ajuda calórica (salvadora no caso de quem não se alimenta direito durante as festas de carnaval).

A hipoglicemia pode ser evitada desse modo, mas a bebedeira continuara do mesmo jeito.

Tomar um copo de coca-cola depois do álcool

Mito. O refrigerante pode até ajudar na cura da ressaca, já que repõe algumas calorias e hidrata o corpo. Mas ele não ajuda o organismo a metabolizar o álcool mais rapidamente.

Eu corto a bebedeira se...

Tomar um copo de leite

Mito. O leite não apresenta nenhuma melhora fisiológica além da hidratação.

Tomar uma xícara de café forte

Verdadeiro. Um dos principais efeitos do excesso de álcool são corpo mole e sonolência. O café ajuda a deixar o corpo mais alerta, fazendo com que, aos poucos, os efeitos do álcool diminuam.

Chupar bala enquanto bebo

Mito. A bala ajuda a manter a taxa de glicose em dia e evita a hipoglicemia. Mas não consegue manter uma pessoa sóbria e nem diminuir as chances de ficar bêbado.

Eu fico bêbado mais rápido se...

Beber sem me alimentar

Verdade. Os efeitos do álcool são mais severos quando você não se alimenta corretamente. Isso acontece porque o corpo está fraco e sem energias suficientes. Outro problema é que a chances de hipoglicemia também são maiores quando as bebidas alcoólicas são consumidas em jejum.

Nenhum comentário: