sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

População resgatam tartaruga gigante em Tibau

Pescadores e banhistas do município de Tibau foram surpreendidos na manhã de ontem por uma tartaruga gigante encalhada. Pesando mais de 200 quilos e medindo 1.10 metros de largura, o animal, da espécie Chelonia Midas, popularmente conhecida como tartaruga verde, foi possivelmente vítima de pesca predatória.

Gravemente ferida e com uma fratura no crânio, a tartaruga foi encontrada encalhada pelos pescadores por volta das 8 horas. Sensibilizados com o sofrimento do animal, imediatamente acionaram uma equipe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) para fazer o resgate.

O animal foi levado de carro para Mossoró, onde técnicos, professores e veterinários fizeram os primeiros atendimentos para tentar amenizar o seu sofrimento, já que a lesão sofrida foi bastante grave.

Depois de receber os primeiros atendimentos na Uern, técnicos do Ibama conduziram o animal para o Centro de Reabilitação em Natal, onde serão realizados exames mais detalhados e iniciado tratamento para a sua recuperação, apesar do estado ser bastante grave. Depois de recuperada, a tartaruga será devolvida ao seu habitat natural.

Nenhum comentário: