segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pesquisadores da USP desenvolvem injeção contra o ronco

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo uma injeção contra o ronco. Os primeiros testes estão sendo conduzidos com 50 pacientes e devem ser concluídos no ano que vem.

A informação foi divulgada pelo diário "Folha de S.Paulo". Segundo os pesquisadores, a injeção, que é aplicada no céu da boca, teria o poder de diminuir o ruído causado pela passagem do ar.

Até agora, 18 pessoas já receberam a injeção. Resultados iniciais indicam que ela funciona de forma equivalente a um outro tratamento, já disponível, que envolve o uso de radiação eletromagnética. O processo, por meio do calor, "endurece" o chamado palato mole, facilitando a pasasgem do ar.

Os pesquisadores apontam uma vantagem para a injeção na questão do custo. Na técnica de radiofreqüência, são três a cinco sessões de tratamento, a um custo de R$ 900 por sessão. Já com a injeção, esse valor cai para modestos R$ 25.

Segundo Michel Cahali, que orienta a pesquisa, a dor propiciada pelas injeções é similar à de aplicação de uma anestesia.

Mas os cientistas ressaltam que o processo só funciona para quem tem ronco mais leve e não sofre com apnéia -- aquelas pausas súbitas na respiração durante o sono.

Nenhum comentário: