quinta-feira, 20 de novembro de 2008

( Cura pela Natureza ) Chimarrão pode causar câncer de esôfago.

Um estudo feito pelo pesquisador Renato Fagundes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra o chimarrão como um dos causadores do câncer de esôfago.

Segundo o estudo, o câncer de esôfago é a sexta causa de morte por doença no mundo. Se forem considerados somente os países em desenvolvimento, este tipo de câncer aparece como a quarta causa de óbito. E o Rio Grande do Sul, Estado onde muitas pessoas têm o hábito de tomar chimarrão, está entre os três lugares do mundo com a maior incidência da doença (que é de 9% da população).

Renato diz que substâncias presentes na bebida podem provocar a doença, mas admite que são necessários novos estudos para comprovar definitivamente a ligação de substâncias da erva-mate com o câncer de esôfago.

Para o médico Júlio César Coelho, porém, é cedo para dizer que a erva pode provocar câncer. Ele explica que o chimarrão muito quente faz mal devido à temperatura da água, que provoca lesões na parede do esôfago e pode alterar a mucosa, e não pela erva-mate em si.

Por outro lado, existem indicativos de que algumas substâncias encontradas na erva-mate ajudem no tratamento do mal de Parkinson, no combate ao colesterol e à cárie.

Talvez o segredo seja tomar o chimarrão em uma temperatura média e sem exageros.


Fonte: Portal.rpc.com.br/gazetadopovo/

Nenhum comentário: