quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Deputado alerta para crise mundial que atinge economia

Um momento que exige mais prudência do que ousadia. Foi nessa linha de raciocínio que o deputado Lavoisier Maia - PSB, desenvolveu o seu pronunciamento sob o título A Crise Financeira e o Rio Grande do Norte.

"O mundo globalizado em que vivemos sofre uma crise financeira das mais profundas em toda a história do sistema capitalista.

A novidade não está na crise em si, pois, faz parte da natureza do capitalismo viver ciclos longos e curtos, ora de expansão, de crescimento, ora de depressão, de retração", afirmou.

Para Lavoisier, a grande novidade dessa crise é que o seu epicentro está na economia dos Estados Unidos, cabeça de todo o sistema capitalista mundial, afirmando que as conseqüências nefastas estão sendo devastadoras.

"Seria desconhecer a interdependência gerada pela globalização pensar que o Brasil está imune a esta crise.

A verdade é que a crise já está entre nós, dando sinais de grande preocupação. Milhões de dólares do capital especulativo, que pousaram nas nossas bolsas de valores, já voarem para outros mercados", disse.

No tocante ao Rio Grande do Norte, o experiente parlamentar disse que o "nosso Estado não está imune a esta catástrofe mundial.

Obras como a construção do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante serão inevitavelmente postergadas".

Disse ainda que as exportações de camarão, frutas e minérios serão igualmente atingidas pela retração do consumo dos países importadores. Como conseqüência, poderão baixar as nossas receitas tributárias. "Por conseguinte, é hora de conter gastos supérfluos e investir em setores produtivos, capazes de dar retorno financeiro em curto prazo.

O momento exige mais prudência do que ousadia!", asseverou, sendo aparteado pelos deputados Getúlio Rego, Márcia Maia, Walter Alves e Ricardo Mota todos eles concordam com as preocupações levantadas pelo colega.

Nenhum comentário: