sábado, 4 de outubro de 2008

( Cura pela Natureza ) As frutas secas fazem bem ao organismo

As frutas secas fazem bem à saúde porque são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

As frutas secas em geral concentram micros e macronutrientes e contêm muitas fibras, enquanto as oleaginosas são ricas em óleos graxos insaturados, essenciais no combate aos radicais livres e ao mau colesterol.

Mas é bom não exagerar, pois algumas são muito calóricas!

Algumas frutas e suas propriedades

Ameixa: Por ser laxante, é indicada contra hemorróidas e prisão de ventre. Atua na fraqueza em geral e na debilidade cerebral. Previne doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose, por ser rica em vitaminas do complexo B. Deve ser consumida moderadamente, pois em excesso pode afetar os rins.

Amêndoa: Tem grande quantidade de fibras, zinco, ômega-3 e vitamina E. Protege o organismo contra as toxinas e os efeitos nocivos da poluição. Por ser muito calórica, deve ser consumida moderadamente.

Avelã: Contém vitaminas C e B-1, que ajudam as células a produzir energia por meio de carboidrato. É a fruta seca mais rica em cálcio.

Castanha de caju: É rica em fibras, carboidratos e proteínas. Ajuda a reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Contém elementos anticancerígenos e grande quantidade de gordura monossaturada, que aumenta os níveis do bom colesterol e retarda o declínio das atividades cerebrais, característico do envelhecimento.

Castanha-do-pará: É rica em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. O consumo de apenas uma castanha-do-pará por dia fornece a quantidade de selênio de que o corpo precisa.

Damasco: Rico em vitaminas A e B e ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contém poucas calorias, não tem gordura e é muito nutritivo.

Noz: Protege contra doenças cardiovasculares, previne doenças como Alzheimer, reforça o sistema imunológico e ajuda na circulação do sangue.

Pistache: Contém cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6. Atua no funcionamento cerebral, aumenta os níveis de colesterol bom e ajuda na cicatrização de feridas.

Tâmara: Ótima contra resfriado, gripe, viroses, câncer, infecção urinária, alterações hepáticas e anemia. Tem um suave efeito laxante.

Uva-passa: Contém fibras, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo e cálcio.

Nenhum comentário: